SOBRE VILLAMUR

julho 16, 2020 Boquilhasvillamur 0 Comments


Jose Villamur

Sou engenheiro e desde cedo percebi que tinha habilidade e facilidade para desenvolver trabalhos manuais, construindo aeromodelos, barcos, carros e outros objetos em escala.

Tenho um perfil bastante detalhista e perfeccionista e sempre de alguma forma estive envolvido com música, instrumentos musicais e aparelhos de som.

Iniciei tentativas de tocar um instrumento de sopro com clarinete e depois troquei para o sax tenor, com dificuldade para emitir os sons que desejava, culpava a boquilha, pois entendia que se ela fosse melhor eu conseguiria tirar notas com mais facilidade e precisão. Com isso me dediquei a entender como funcionava a boquilha, o material a forma o tamanho sua estrutura etc.

Em 1998 decidi ir morar nos EEUA e dentre as atividades que lá exerci tive a oportunidade de conhecer vários refacers altamente conceituados, lojas de instrumentos musicais, assim como conhecimentos teóricos e práticos de refaceamento, incríveis estudos estatísticos sobre medidas de boquilhas de diversas marcas, conceitos e programas para calcular a curvatura com tecnologia antiga e moderna, materiais, ferramentas e profissionais incríveis.

Voltei ao Brasil em 2008 onde resido no Guarujá em São Paulo, e passei a fazer contatos com músicos profissionais e amadores, lojas de instrumentos musicais, luthiers e fabricantes de boquilhas, começando assim a me envolver e desenvolver trabalhos de refaceamento. Hoje com muito orgulho e prazer atendo músicos de todo o Brasil aplicando meus conhecimentos em refaceamento, restauração e customização de boquilhas de palheta simples.